OBRAS PÚBLICAS: QUAL O SIGNIFICADO DESTE TERMO?

Licitação e contratos
De acordo com a Lei nº 8.666/93, que rege as licitações e contratações públicas, em sua Seção II, que trata das definições descreve obra como sendo toda construção, reforma, fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta, detalhes da Lei pode ser acessado no link http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8666cons.htm 

Já a resolução 1010 do CONFEA de 22 de agosto de 2005, no anexo I de seu glossário define Projeto como sendo a representação gráfica ou escrita necessária à materialização de uma obra ou instalação, realizada através de princípios técnicos e científicos, visando à consecução de um objetivo ou meta, adequando-se aos recursos disponíveis e às alternativas que conduzem à viabilidade da decisão. 

Assim, associando esses conceitos a legislação, iremos nos referir a obras públicas como as atividades que visam à construção, reforma fabricação, recuperação ou ampliação, realizada por execução direta ou indireta, por meio da elaboração de um projeto técnico cientifico para a execução da meta de acordo com a Legislação Federal, a ser realizada no âmbito dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, bem como nos órgãos da Administração Direta e Indireta. 

Para a realização de uma obra pública, é necessária a elaboração de projetos (básicos e executivos), visando a sua execução, bem como a fiscalização, devendo seguir etapas pré- determinas para sua execução. 

A Lei nº 8.666/93 estabelece em seu Art. 2º que as obras, serviços, inclusive de publicidade, compras, alienações, concessões, permissões e locações da Administração Pública, quando contratadas com terceiros, serão necessariamente precedidas de licitação, ressalvadas as hipóteses previstas nesta 

Lei. Ainda destaca no Art. 3º que a licitação destinase a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção da proposta mais vantajosa para a administração e a promoção do desenvolvimento nacional sustentável e será processada e julgada em estrita conformidade com os princípios básicos da legalidade, da impessoalidade, da moralidade, da igualdade, da publicidade, da probidade administrativa, da vinculação ao instrumento convocatório, do julgamento objetivo e dos que lhes são correlatos. (Redação dada pela Lei nº 12.349, de 2010). 

DO LIVRO DA DISCIPLINA OBRAS PÚBLICAS - IFCE -Waleska Martins Eloi
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT