Inauguração da Vilã Cidadã abre atividades do 8° Fórum Mundial da Água


As atividades do 8º Fórum Mundial da Água tiveram início na manhã deste sábado (17) com a abertura da Vila Cidadã – espaço gratuito e aberto ao público localizado na área externa do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. A cerimônia de abertura contou com a presença de autoridades, sociedade civil e imprensa para dar início às atividades oficiais do evento.
“Pela primeira vez teremos um Fórum aberto para receber a população para compartilhar suas experiências em relação ao tema água e podermos avançar para uma nova consciência desse bem que se confunde com a própria vida”, destacou o governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, durante a abertura da Vila.
A importância da participação popular nos debates do Fórum também foi ressaltada na fala do presidente da Comissão do Processo Fórum Cidadão, Lupércio Ziroldo, que disse ser fundamental envolver o cidadão na cultura da água. “Entreter e integrar as pessoas, e familiarizá-las com esse tema que é crucial para a vida humana, por isso, esse espaço para a população”, enfatizou ao destacar o papel da Vila Cidadã.
Representando a sociedade civil e a juventude, Tatiana Silva chamou a atenção para essa importante parcela da população que por muitos anos permaneceu ausente dos processos de tomada de decisão sobre água e saneamento. “O Fórum é histórico pela participação de pessoas de menos de 35 anos nos debates”, comemorou.
Para o diretor-presidente da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa), Paulo Salles, a Vila Cidadã é uma grande conquista desta oitava edição. “Esse Fórum é aberto pela porta certa, a porta da cidadania. Pela primeira vez no Hemisfério Sul a cidadania tem um espaço livre e gratuito para poder participar”, afirmou Salles, que é co-presidente do Comitê Organizador do 8º Fórum.
A diversidade de atrações do espaço voltado ao cidadão foi citada por Ricardo Andrade, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) e diretor executivo do 8° Fórum Mundial da Água. “Teremos mais de 30 mil pessoas circulando por aqui durante o evento, que poderão conhecer o mercado de soluções, a instalação do museu do amanhã, acompanhar as exibições do festival de cinema, entre outras atrações”, disse Andrade.
A mobilização dos cidadãos para pautar o tema no âmbito político foi apontada como fundamental pelo presidente do Conselho Mundial da Água, Benedito Braga. “Neste momento tão importante, o Brasil mostra que a participação do cidadão é fundamental para a agenda hídrica subir às mais altas lideranças políticas e a Vila Cidadã oportuniza isso – trazer a população para o debate”, ressaltou.
Durante todos os dias do evento, das 9h às 21h, a Vila Cidadã contará com atividades formativas, culturais, interativas, sensoriais e de promoção do diálogo sobre o uso da água. A ideia é aproximar a sociedade e integrá-la nessa importante discussão sobre os recursos hídricos.
O credenciamento para visitação pode ser feito no local ou no site. Confira aqui a programação completa e participe! 
Para saber mais sobre a programação cultural, clique aqui.
8º Fórum
As atividades do 8º Fórum seguem de hoje (17) até o dia 23 de março. O Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema água e é organizado no Brasil pelo Conselho Mundial da Água, pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), representado pela Agência Nacional das Águas (ANA), e pelo Governo do Distrito Federal, representado pela Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa). A Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) é integrante do Comitê Organizador Nacional (CON).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT