Consumo consciente – 5Rs

A política dos 5 R’s é uma ferramenta que pode nos auxiliar em relação à mudança de hábitos no cotidiano e fazer com que possamos desenvolver um consumo mais responsável. Esta política se baseia em 5 ideias que representam repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar

Porque aplicar a política dos 5R´s para reduzir a geração de resíduos? | VG  Resíduos

A seguir, apresentamos as ideias gerias destes cinco princípios. 

 REPENSAR – Este princípio se baseia na ideia que cada pessoa deve repensar suas práticas em relação ao meio ambiente. Devemos repensar, por exemplo, nosso consumo e como fazemos o descarte dos nossos resíduos. Repensar é o início dessa mudança. 

 RECUSAR - O grande problema do consumismo é adquirir mais coisas do que realmente precisamos. Neste sentido, este princípio leva em consideração um consumo consciente para todos os produtos possíveis, de modo que devemos adquirir apenas aquilo que realmente necessitamos e, de preferência, de empresas preocupadas com o meio ambiente. Sua ideia principal se baseia em questionarmos e reflexões antes de comprarmos um determinado produto, para que com isso possamos diminuir a quantidade de materiais dispensáveis na nossa vida. 

 REDUZIR - Diz-se respeito, principalmente, ao nosso comportamento consumista. É evitar o desperdício e consumir menos produtos que agridam o meio ambiente. Consumir menos é ótimo para a natureza! “Eu preciso realmente disso?” Devemos fazer essa pergunta sempre que formos adquirir um novo produto. Além disso, reduzir significa poupar. Devemos saber economizar quando o assunto são os nossos recursos naturais. Esse é o caso, por exemplo, da água potável, que é muitas vezes utilizada de maneira indiscriminada.

 REUTILIZAR - Este princípio mostra que podemos evitar que vá para o lixo aquilo que pode ser reaproveitado na mesma ou para outras funções. Reutilizando materiais que seriam descartados podemos aumentar a vida útil deste e também do local onde ele seria descartado. Por exemplo, algumas embalagens podem ser reaproveitadas em outras finalidades após o uso do produto principal. 

 RECICLAR - Este princípio visa a transformação de produtos ou materiais que já foram utilizados em novas matérias-primas que serão empregadas para confecção de novos produtos. A reciclagem diminui a quantidade de lixo descartado e ao mesmo tempo se caracteriza pela não poluição do meio ambiente. Comparando com uma produção que começa do zero, o produto reciclado reduz os custos e o uso de água, energia e recursos naturais. Esta ação é possivelmente a que mais precisa ser entendida e colocada em prática por nós, embora deva ser considerada a última alternativa. 

É de muita importância a sensibilização das pessoas para um a implantação de um consumo mais saudável, fundamentado na politica dos 5Rs. Porém, devemos destacar que o mesmo é um processo que deve ocorrer de forma gradual, sendo inserido em nosso dia-a-dia por meio da educação formal e da educação não formal, devendo desempenhar um papel fundamental na forma com que vivemos e nos relacionamos com o mundo e com as pessoas que nos cercam.

FONTE: https://avaproex.sedis.ufrn.br/pluginfile.php/40282/mod_resource/content/1/Educa%C3%A7%C3%A3oAmbienta_III.pdf


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT