Globo debate consumo consciente de água na Vila Cidadã


Com o objetivo de debater o papel da comunicação na conscientização da sociedade em torno do consumo sustentável de água, a Globo promove a mesa ‘Água na Mídia’ durante o 8º Fórum Mundial da Água, que acontece entre os dias 18 e 23 de março, em Brasília.
O debate vai propor uma reflexão sobre o uso racional de recursos hídricos e faz parte do conjunto de ações da plataforma Menos é Mais, lançada pela Globo em 2015 como ferramenta de mobilização sobre sustentabilidade e consumo consciente. A conversa será estimulada por conteúdos apresentados em telejornais, campanhas publicitárias e cenas de novelas da Globo sobre o tema. Com mediação da jornalista Sônia Bridi, a mesa terá a participação da economista Ana Toni, diretora executiva do Instituto Clima e Sociedade (iCS) e sócia-fundadora do GIP (Gestão de Interesse Público); do biólogo e ambientalista João Paulo Capobianco, diretor da Métra – Planejamento Socioambiental Estratégico e presidente do Conselho do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS); do biólogo Rodrigo Medeiros, vice-presidente da Conservação Internacional (CI-Brasil); e do repórter Renato Cunha, do ‘Como Será?’.
A mesa faz parte da programação da Arena das Águas, na Vila Cidadã, um espaço de convivência aberto ao público paralelo às atividades do 8º Fórum Mundial da Água que terá mesas, experiências formativas e culturais voltadas para melhorar o uso da água. 
A Globo estará presente na Vila Cidadã com o estande ‘Cerrado: Berço das Águas’, de 54m², onde o visitante poderá vivenciar a “floresta invertida” – como o cerrado é conhecido – através de atividades sensoriais e interativas. O público poderá, por exemplo, sentir camadas do solo com as mãos, e ver, com caleidoscópio e luz negra as riquezas da flora da região. O estande funcionará entre os dias 17 e 23 de março, das 9h às 21h, com entrada franca.
A participação da Globo no Fórum está alinhada com o compromisso da empresa de popularizar a agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que propõe a construção de um mundo melhor até 2030. Para reforçar o engajamento da empresa com a sustentabilidade ambiental, entre os dias 18 e 24 de março, a campanha Menos é Mais, com Pedro Bial, voltará a ser exibida nos intervalos da programação.
GloboNews exibe programa ao vivo diretamente do Fórum
A GloboNews também marca presença nessa discussão transmitindo ao vivo, no dia 19, às 21h30,  o  'Cidades de Soluções' diretamente do Fórum. O programa apresentado por André Trigueiro destaca a maneira que países como Israel, Estados Unidos , Singapura e Austrália  desenvolveram iniciativas para enfrentar a escassez de água. Outro assunto abordado será o Dia Zero, data prevista pela Cidade do Cabo para o corte do abastecimento não essencial, tornando-se a primeira metrópole do mundo a esgotar seus recursos e fechar todas as torneiras.
O 'Cidades e Soluções' traz ainda três grandes entrevistas: com Marlos de Souza, secretário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura(FAO)  para assuntos relacionados à água e especialista em gerenciamento de recursos hídricos; com Christiane Torloni, diretora do documentário "Amazônia, da cidadania à florestania - Um despertar"; militante da causa ambiental e uma das organizadoras do movimento "Amazônia Para Sempre"; e com Tatiana dos Santos Silva, embaixadora do Conselho Mundial das Águas, selecionada entre mais de 500 jovens do mundo, para representar o continente americano neste debate. Tatiana é também a representante brasileira da Water Youth Network, rede dedicada ao empoderamento da juventude para participação em tomadas de decisão sobre a gestão das águas.
Mais informações sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em: www.sougeracaodoamanha.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT