Fogos de artifício, fogueira e brincadeiras do São João
Apesar da origem francesa, foram os portugueses quem trouxeram as festas juninas para o Brasil, durante a colonização. O período junino é composto por vários símbolos, que retratam a cultura popular. Eles são encontrados nos arraiais e possuem significados próprios.
Você conhece o significado da fogueira acesa nas noites de São João, São Pedro e Santo Antônio, por exemplo? Os povos antigos contam que a fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. Hoje, algumas pessoas do interior fazem festa em volta da fogueira para agradecer as colheitas.Sem esquecer, é claro, que elas são úteis para aquecer as noites frias do mês de junho. Pouca gente sabe que a fogueira quadrada é acesa para Santo Antônio, a redonda para São João e a triangular de São Pedro.
Os fogos de artifício tiveram início na China, também como forma de agradecer aos deuses pelas boas colheitas. São elementos de proteção, pois espantam os maus espíritos, além de servir para acordar São João com o barulho, como conta a lenda.
Em um arraial tradiconal de São João é comum encontrar o pau de sebo, uma brincadeira com o objetivo de ganhar um valor em dinheiro, preso no topo. Para ganhar, é preciso subir no mastro sujo de gordura. Uma dica é tentar subir em grupos, uns nos ombros dos outros para ganhar o prêmio e pagar parte das despesas na festa.
As comidas típicas e as simpatias também traduzem as festas para os santos do mês de junho. As guloseimas, preparadas principalmente com milho, vão desde a paçoquinha ao pé de moleque. As simpatias são feitas principalmente pelas mulheres e proporcionam sorte no amor. Neste caso, Santo Antônio é o alvo dos pedidos e até dos castigos.
Comentários