NO ULTIMO DIA DA SEMANA DO MEIO AMBIENTE, MAIS UMA GRANDE IDEIA PARA SE PENSAR

Rede hoteleira global estimula hóspedes a reutilizarem toalhas e promove reflorestamento a partir da economia nas lavagens

No Brasil, o programa já reflorestou mais de 278 hectares nas bacias dos rios São Francisco, Araguari e Rio Grande

A rede hoteleira AccorHotels possui o programa Plant for Planet, que promove o reflorestamento através da economia com lavagens de toalhas. A ideia é que o hóspede utilize mais de uma vez sua toalha, optando por não trocá-la durante sua estadia, evitando desperdício de água e recursos.

O dinheiro economizado com as lavagens é revertido para o reflorestamento, recuperação de áreas de nascentes e matas ciliares em 25 países. A cada cinco toalhas reutilizadas, uma árvore é plantada. E assim mais de 4,5 milhões de árvores já foram plantadas. A estimativa é alcançar dez milhões até 2021.

O envolvimento e entusiasmo dos hóspedes é essencial para o sucesso do programa, como explica Antonietta Varlese, VP de Responsabilidade Social Corporativa AcoorHotels da América do Sul: “Para 2016, queremos que 100% dos nossos hotéis consigam aderir ao projeto, então nós vamos trabalhar junto com os clientes para motivá-los a economizar as toalhas durante a sua diária, porque o funcionamento do programa depende muito dos clientes”.

O programa teve inicio no Brasil em 2009. O Plant for the Planet conta com a parceria da ONG Nordesta, responsável pelo projeto de reflorestamento na região da Serra da Canastra, em Minas Gerais. Deste o início do projeto, mais de 500 mil mudas de mais de 100 espécies nativas já foram plantadas. Mais de 278 hectares foram reflorestados nas bacias dos rios São Francisco, Araguari e Rio Grande, o que equivale a 38 campos de futebol. Além disso, mais de 200 nascentes foram preservadas e 52 produtores locais beneficiados.

“O plantio atua diretamente na recuperação de nichos ecológicos e na formação de corredores florestais que facilitam o fluxo de fauna e flora entre fragmentos das florestas da região”, comenta Antonietta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT