Palavra do dia: Jusante e Montante

O que é Jusante e Montante:

Jusante e montante são lugares referenciais de um rio pela visão de um observador. Jusante é o fluxo normal da água, de um ponto mais alto para um ponto mais baixoMontante é a direção de um ponto mais baixo para o mais alto.
A jusante é o lado para onde se dirige a corrente de água e montante é a parte onde nasce o rio. Por, isso se diz que a foz de um rio é o ponto mais a jusante deste rio, e a nascente é o seu ponto mais a montante.
O termo jusante vem do latim “jusum” que significa vazante, para o lado da foz, ou seja, toda água que desce para a foz do rio é a jusante e a montante é a parte acima, de onde vêm as águas. Este ponto referencial pode ser uma cidade às margens do rio, uma barragem, uma cachoeira, um afluente, uma ponte etc.
A locução adverbial  a jusante remete para o lado de baixo ou descendente: na direção da foz. É usado para fazer referência a um ponto mais baixo, estando em um ponto mais alto. Faz referência ao lado que vaza a maré.
A locução adverbial a montante faz referência à direção da nascente, remete para o ponto mais alto (nascente).
Na linguagem figurada, as locuções adverbiais “a montante” e “a jusante” são usadas para se referir a acontecimentos antes (a montante) ou depois (a jusante) de uma determinada data. Esses termos são empregados em diversas áreas, em especial nas ciências exatas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT