Lixão de Caicó; Uma triste realidade que existem soluções


 Entre o Rio Sabugi e o Rio Seridó, o maior lixão do seridó vai ao longo do tempo poluindo as nossas águas e o nosso solo.



O lixão de Caicó é um espaço onde  todo o tipo de lixo é depositado no solo a céu aberto. Não sofre qualquer tipo de tratamento. Portanto o nível de contaminação do lençol freático, da atmosfera, dos animais e pessoas que frequentam estes locais é enorme.


Em ambientes como este convivem toda sorte de bactérias que são transmitidas aos pássaros, às pessoas que buscam algum tipo de compensação econômica além de poluir de forma dramática o Meio Ambiente.



 ALTERNATIVAS:

Aterro Sanitário - este modelo é a melhor solução. A ABNT informa que “aterros sanitários de resíduos sólidos urbanos, consistem na técnica de sua disposição no solo, sem causar danos ou riscos à saúde pública e à segurança, minimizando os impactos ambientais, método este que utiliza os princípios de engenharia para confinar os resíduos sólidos ao menor volume permissível, cobrindo-os com uma camada de terra na conclusão de cada jornada de trabalho ou à intervalos menores se for necessário.”
Aterro de Tijuquinha, Biguançu - SC

Incineração - consiste na queima do lixo em fornos e usinas próprias. Obtém-se uma redução de até 90% do volume inicial de resíduos. A queima se dá com temperaturas entre 800 a 3000 graus centigrados. Todos os incineradores operam com filtros para eliminar os gases tóxicos liberados. Os resíduos desta incineração devem ser encaminhados a um aterro sanitário apropriado.

A compostagem - é um processo biológico em que os microrganismos transformam a matéria orgânica, como estrume, folhas, papel e restos de comida, num material semelhante ao solo, a que se chama composto, e que pode ser utilizado como adubo. Tem muita utilização no meio rural.

Usinas de triagem e compostagem começaram a aparecer no Brasil por volta de 1970. São “plantas Industriais” que catam o material reciclável em esteiras e o material orgânico é encaminhado para locais dentro do processo de compostagem ou seja, transformam lixo em adubo que é vendido. Da mesma forma os materiais recicláveis vão para a indústria. Vale ressaltar a  importância de Usinas de Triagem tanto pelo lado econômico como pelo lado ambiental, notadamente, pela redução de amplos espaços para Aterros Sanitários. Mesmo onde ainda perduram os lixões uma usina evitaria de forma contundente a contaminação do meio ambiente.

Usinas de Tratamento Térmico de Resíduos Urbanos com Geração de Energia


A USINAVERDE S/A é uma empresa brasileira de capital privado criada em 2001, com a missão de oferecer aos Municípios brasileiros uma alternativa ambientalmente correta e economicamente viável para o equacionamento da gravíssima questão sócio-ambiental representada por lixões e aterros irregulares.

Trata-se de um novo modelo de tecnologia para processamento do lixo. Pode processar, por módulo industrial, até 150 toneladas de lixo por dia com  geração efetiva de 3,3 MWh de energia elétrica, sendo 2,8 MWh disponíveis para fornecimento externo.  A finalidade não é gerar energia e sim, dar um fim adequado ao lixo.
Coleta Seletiva - Embora não seja um modelo de destinação final do lixo, a sua implantação permite ganhos substanciais no segmento. A coleta seletiva separa os materiais recicláveis – papéis, vidros, metais e orgânicos e o mercado de catadores se encarrega de encaminhar estes resíduos às indústrias para reciclagem.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT