Paraná vai mapear suas áreas com maior risco de desastres naturais

Paraná vai mapear suas áreas com maior risco de desastres naturais
Com base nos prejuízos que os desastres naturais causaram aos cofres públicos, além dos danos ambientais, o Estado do Paraná tem desenvolvido um projeto que mapeia as áreas com maior risco de sofrer com estes acidentes. De acordo com o site Web Rádio Água, no período entre 2011 e 2014, o estado arcou com cerca de R$ 4,68 bilhões em prejuízo material por conta desses problemas.
A iniciativa tem como principal objetivo a regularização de terras que hoje apresentam grandes riscos à integridade ambiental, além do planejamento socioeconômico e ambiental de toda a região. Desta forma, as autoridades acreditam que poderão evitar grande parte dos desastres naturais, como o deslizamento de terra, por exemplo.
Um dos motivos que levou os paranaenses a tomarem essa decisão foi a análise dos especialistas em cima das alterações climáticas que atingiram toda a região. A instabilidade do tempo desencadeou uma série de consequências para o meio ambiente, que não resistiu às drásticas modificações e acabou cedendo (através de enchentes, secas, incêndios florestais etc.).

Ação quer minimizar prejuízos

Até o momento, um pouco mais de dois mil quilômetros quadrados já foram mapeados pelas autoridades (municípios de Antonina, Morretes, Paranaguá e Guaratuba), contando com o auxílio de uma aeronave com um sensor de máxima precisão. O Programa de Fortalecimento na Gestão de Riscos e Desastres, iniciativa do Projeto Multissetorial da Secretaria de Planejamento, que conta com recursos do Banco Mundial, também tem contribuído para a atividade.
A diretora de Geociências do Instituto de Terras, Cartografia e Geociências (ITCG), Gislene Lessa, explica a intenção do Paraná ao mapear sua extensão territorial: “O objetivo era termos um detalhamento em uma escala adequada de mapeamento de uma área que sofreu graves deslizamentos em 2011. A motivação principal foi em função de que havia uma área grande de abrangência de serra, que teve prejuízos materiais e também humanos.”
A ideia é de que outros setores do Estado do Paraná façam proveito das informações coletadas no mapeamento. Através da ação, a expectativa é de que outros estados sigam o exemplo dado pelos paranaenses e passem a monitorar os seus territórios.
Fonte: http://www.pensamentoverde.com.br/meio-ambiente/parana-vai-mapear-suas-areas-com-maior-risco-de-desastres-naturais/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

5 dicas para economizar água e energia elétrica no banheiro

Lava Jato completa 500 dias com a recuperação de R$ 870 milhões