Santa Cruz se torna referência para diagnóstico de bebê com microcefalia e realiza mutirão regional
Fotos: André Fotos
Santa Cruz se tornou referencia para diagnostico para crianças com microcefalia. O Centro de Reabilitação Infantil (CRI) agora é um centro confirmador para estes casos, referenciando para municípios do Trairi, Potengi e Seridó.
Como primeira ação, nessa terça-feira (24) aconteceu um Mutirão de Avaliação Global de Microcefalia. Durante o dia, 41 crianças das três regiões, que apresentaram suspeita de microcefalia, estiveram no município para receber o diagnóstico com a equipe multiprofissional do CRI. Com o diagnóstico em mãos, a família voltará para seu município para receber a assistência necessária.
O mutirão foi articulado pelo Governo do Estado, que tem até o dia 30 de maio para dar diagnóstico de todas as crianças com suspeita de microcefalia para que o tratamento seja iniciado o mais rápido possível.
As crianças com o diagnóstico positivo, já saem para seus municípios com encaminhamentos para o tratamento médico, além de apoio de outros profissionais da saúde, e tem prioridade para garantia de programas sociais.
Microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro da criança são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. Desde o ano passado o Brasil vive uma epidemia da doença e a possível causa é o vírus zika adquirido por mulheres grávidas.
Todo o trabalho aconteceu de forma multiprofissional. Estiveram envolvidos na ação um médico neuropediatra, um médico clínico geral, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, assistente social, psicólogo e enfermeiro.
Em Santa cruz, três crianças foram confirmadas com microcefalia e são atendidas na rede de saúde do município, que engloba os trabalhos no CRI e no campus de Santa Cruz da UFRN.
Fonte: http://radiosantacruzam.com.br/noticias/santa-cruz/17444.html
Comentários