O que é um aterro sanitário e como funciona?

Espaço destinado ao descarte final de resíduos sólidos gerados pela atividade humana, os aterros possuem um solo preparado para que não haja contaminação das áreas do entorno e monitora as emissões de gases provenientes da decomposição dos resíduos. O lixo é coberto com uma camada de terra e impermeabilizado.
Os aterros sanitários são compostos por setores: de preparação, execução e conclusão. No primeiro acontece a impermeabilização e o nivelamento do terreno. No setor de execução os resíduos são separados de acordo com suas características e depositados separadamente. O lixo, então, é depositado em uma área. Quando a capacidade de disposição de resíduos em um setor do aterro é atingida, a área é revegetada, com os resíduos sendo então depositados em outro setor.
Aterro
Aterro – Foto: alagoas24horas
Existem normas que regulam a implantação dos aterros sanitários com mantas impermeabilizantes que evitem a infiltração de agentes contaminantes. O regulamento prevê também a retirada de líquido por sistemas de drenagem eficiente e o reaproveitamento dos gases liberados – o gás emitido durante a decomposição em um aterro é chamado de biogás, composto, principalmente, por dióxido de carbono e metano e pode ser aproveitado como combustível ou transformado em energia elétrica.

Cuidado!

Apesar de ser menos degradante, existem aterros irregulares onde o lixo depositado fica a céu aberto, prejudicando a sociedade e o meio ambiente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 40% do lixo chega aos aterros oficiais. No entanto, somente 11% funcionam de forma adequada.
Compostagem
Usina de Compostagem – Foto: laj2006
Além disso, normalmente, os resíduos depositados em aterros são os que não podem ser reciclados. No entanto, como a cultura da coleta seletiva ainda não está completamente inserida na sociedade, plásticos, vidros, metais e papéis ainda podem ser encontrados no local.
Nesse sentido, o Ministério do Meio Ambiente, juntamente com a Ação Resíduos Sólidos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e outros órgãos, está implantando projetos de ampliação e melhoria do sistema de coleta em todos os estados brasileiros. O objetivo é acabar com os lixões e melhorar a qualidade ambiental.
Há também outros sistemas de tratamento do lixo no Brasil, como unidades de compostagem/reciclagem, usinas de incineração, unidades de autoclavagem, microondas e outras.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT