Aspectos do território da República Federativa do Brasil
O Brasil é dividido em 26 estados e um Distrito Federal, totalizando 27 unidades da Federação que possuem certa autonomia política, embora não sejam estados independentes da federação.
Estados brasileiros e nossa bandeira
Saiba Mais!
O estado do Acre pertencia à Bolívia até o final do século XIX. Com a posse e a intensa migração de seringueiros brasileiros para a região ainda pertencente à Bolívia, os dois países entraram em conflito pela posse definitiva da região. Apenas em 1902, quando foi assinado o Tratado de Petrópolis, a Bolívia concordou em ceder, a partir de uma indenização, a região ao Brasil. Desde então, o território brasileiro nunca mais entrou em conflito por territórios ou modificou as suas fronteiras.
Você Sabia?
Salvador foi a primeira capital do Brasil, durante o período colonial, sendo transferida em 1763 para o Rio de Janeiro, nossa segunda capital ao longo da história. Por último, ela foi transferida para Brasília em 1960, cidade construída com o propósito de abrigar o centro político nacional.
Em Resumo
O território brasileiro é relativamente novo enquanto país, com relação às suas fronteiras delimitadas. Embora seja ocupado por populações nativas há milhares de anos, o Brasil que conhecemos é novo e possui dimensões continentais, formado nos últimos séculos com a chegada dos portugueses e de demais nacionalidades e etnias. Somos uma República Federativa, vivendo num sistema de governo presidencialista e democrático.
FONTE:
Comentários