O Jornal Nacional mostrou situação de Caicó – RN há um ano sobre a falta de água na região e parece que a situação está novamente se desenhando.
Há cerca de um ano, o Jornal Nacional, mostrou uma matéria sobre a situação enfrentada pelos moradores da cidade de Caicó em relação a falta de água na cidade e na região, parece que o mesmo cenário está se desenhando e a situação está cada vez mais difícil para os governantes e interessados em resolver tamanha questão.
No Nordeste do Brasil, mesmo com o consumo de águas limitados e o uso dos reservatórios está sendo utilizados mais para o consumo humano e dos animais, o nível dos açudes estão muito baixo.
Os 327 reservatórios dos nove estados do Nordeste e de Minas monitorados pelo Departamento Nacional de Obras contra a Seca estão com suas capacidade de armazenamento muito baixa em raras excessões. O Rio Grande do Norte é um dos estado mais assolado pela seca nos últimos anos e isso tem prejudicados várias atividades produtivas nas regiões atingidas.
A barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do estado, está com sua capacidade também em situação pouco confortável desde da sua inauguração em 1983, o que também não deixa de causar uma grande preocupação, já que este reservatório atende a mais quinhentas mil pessoas.
Em Caicó, o açude Itans está com menos de 7% da capacidade. Mato seco em vez de água. O nível do reservatório chegou ao volume morto e o abastecimento das cidades ao redor está comprometido.
Em função dessa escassez hídrica que assola a nossa região, devemos mesmo é todos pensarmos em economizarmos cada vez mais, é preciso que cada um se conscientize na tamanha necessidade de mudarmos nossos hábitos em relação a gastança de água, pois só sabemos o quanto faz falta na hora que abrimos o chuveiro, a torneira e não encontramos o tão precioso líquido.
Comentários