Bolsonaro chega em Washington em busca de parcerias com Trump

Presidente brasileiro participa neste domingo de jantar na embaixada. Encontro com mandatário norte-americano será na terça-feira
Março 17, 2019 às 18:08 - Por: Agência Brasil e Agência Brasil
Presidente da República Jair Bolsonaro desembarca na Base Aérea de Andrews. Foto: Alan Santos/PR
Presidente da República Jair Bolsonaro desembarca na Base Aérea de Andrews. Foto: Alan Santos/PR
O presidente Jair Bolsonaro disse, em sua conta no Twitter, que sua visita aos Estados Unidos representa o começo de uma parceria pela “liberdade e prosperidade”. O avião com Bolsonaro e comitiva pousou neste domingo (17) na Base Aérea de Andrews, em Washington. Será oferecido um jantar ao presidente na embaixada brasileira.
O desembarque foi às 16h18 (17h18 em Brasília). Um grupo de 60 manifestantes realizou um protesto em frente à Casa Branca contra a visita de Bolsonaro. Eles já haviam se desmobilizado no momento da chegada do presidente brasileiro e o acesso à rua foi fechado pelo serviço secreto norte-americano.
“Pela primeira vez em muito tempo, um presidente brasileiro que não é anti-americano chega a Washington. É o começo de uma parceria pela liberdade e prosperidade, como os brasileiros sempre desejaram”, afirmou na rede social.
O avião presidencial decolou da Base Aérea de Brasília por volta das 8h deste domingo (17). Antes do embarque, Bolsonaro transmitiu o cargo ao vice Hamilton Mourão. Na delegação brasileira estão os ministros das Relações Exteriores; da Justiça e Segurança Pública; da Defesa; da Economia; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações; do Meio Ambiente; e do Gabinete de Segurança Institucional.
O presidente brasileiro ficará hospedado na Blair House, palácio que faz parte do complexo da Casa Branca. “Nos hospedaremos na Blair House. É uma honraria concedida a pouquíssimos chefes de Estado, além de não custar um centavo aos cofres públicos. Agradecemos ao governo americano a todo respeito e carinho que nos está sendo dado”, acrescentou.
Ainda segundo o presidente brasileiro, Brasil e Estados Unidos “juntos assustam os defensores do atraso e da tirania ao redor do mundo”.
Agenda
Na segunda-feira, Bolsonaro concede audiência a Henry “Hank” Paulson, ex-secretário do Tesouro dos EUA. No mesmo dia, participa do painel “O Futuro da Economia Brasileira”, realizado pela Câmara de Comércio dos Estados Unidos. À noite, o Conselho Empresarial Brasil-EUA oferece jantar ao presidente.
O primeiro compromisso da terça-feira é um encontro com o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA). Ao meio-dia, o presidente brasileiro é recebido na Casa Branca por Donald Trump. Haverá um encontro privado entre os dois mandatários e também um almoço de trabalho e reunião ampliada com a comitiva brasileira e autoridades norte-americanas. Na sequência, os presidentes participam de uma conferência de imprensa.
Bolsonaro e o presidente norte-americano Donald Trump devem assinar o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas entre o Brasil e os Estados Unidos. A medida vai permitir o uso comercial da base de lançamentos aeroespaciais de Alcântara, no Maranhão. Estima-se que, em todo o mundo, ocorra uma média de 42 lançamentos comerciais de satélites por ano.
A Base de Alcântara é reconhecida internacionalmente como ponto estratégico para o lançamento de foguetes, por estar localizada em latitude privilegiada na zona equatorial, o que permite uso máximo da rotação da Terra para impulsionar os lançamentos.
No mesmo dia, Bolsonaro visita o Cemitério Nacional de Arlington e participa de cerimônia de deposição floral no Túmulo ao Soldado Desconhecido. Ao fim do dia, se reúne com lideranças religiosas e realiza jantar de trabalho.
AGENCIA BRASIL

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT