Brumadinho pode se tornar o maior acidente de trabalho da história do Brasil; veja os 5 maiores do mundo


Além das vítimas, o tsunami de barro em Brumadinho soterrou casas, pousadas e sítios e a lama poluente atingiu o rio Paraopeba (Christyam de Lima/Futura Press)
A avalanche de lama e rejeitos de mineração que devastaram a cidade de Brumadinho, em Minas Gerais, na última sexta-feira, 25, por conta do rompimento da barragem da mineradora Vale, já deixou, até este momento, 65 mortes confirmadas e ao menos 279 os desaparecidos, segundo os bombeiros do local.
Este, segundo o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Curado Fleury, em entrevista ao O Estado de São Paulo, pode se tornar o maior acidente de trabalho da história do Brasil.
Além das vítimas, o tsunami de barro soterrou casas, pousadas e sítios e a lama poluente atingiu o rio Paraopeba, um dos afluentes do rio São Francisco.
O maior acidente de trabalho até este ano foi a queda do Pavilhão de Exposições da Gameleira, também em Minas Gerais, que matou 65 funcionários da empresa Sergen, em 1971. Na tragédia, mais de dez mil toneladas de concreto caíram sobre os operários que trabalhavam no local, que foram indenizados somente em 2014, 41 anos depois.
Depois desse caso, o de Paulínia, interior de São Paulo, também entrou para a lista dos maiores acidentes. Em 2013, agrotóxicos utilizados pela multinacional Shell Basf contaminaram o solo, causando a morte de 62 funcionários e afetando mais de mil ex-trabalhadores. Os produtos são proibidos atualmente no País.
Ainda no Brasil, um dos episódios mais significativos dos últimos anos foi a tragédia de Mariana, em MG, em 2015. A Vale também estava envolvida e o rompimento da barragem na região deixou 19 mortos.
Veja a seguir a lista, realizada pela Infomoney, dos 5 maiores acidentes de trabalho no mundo.
1. Turquia, 2014 – desastre na mina de Soma
A explosão no transformador elétricos originou um incêndio durante a troca de turno dos mineiros, que estavam a 200 metros de profundidade. Mais de 300 trabalhadores da empresa Soma Holding morreram na ocasião.
2. Estados Unidos, 1947 – desastre na mina de Centralia
A mina de Centralia, na Pensilvânia, EUA, explodiu com 142 trabalhadores, deixando 111 mortos.
3. Paquistão, 2012 – incêndio de Karachi
Mais de 300 trabalhadores morreram em um incêndio em uma fábrica de material têxtil em Karachi, no sul do Paquistão. O fogo teria se originado de um curto-circuito em um dos geradores elétricos.
4. Bangladesh, 2013 – desabamento do edifício Rana Plaza
O desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que abrigava uma fábrica de tecidos, deixou 377 mortos. Segundo grupos de defesa dos direitos dos trabalhadores, as condições de trabalho dos funcionários não estavam de acordo com a legislação.
5. Ucrânia, 1968 – Chernobyl
Um dos casos mais famosos do mundo, a explosão do reator 4 da usina de Chernobyl, localizada na antiga República Socialista Soviética da Ucrânia, gerou uma nuvem de fumaça radioativa que matou 47 trabalhadores, 9 crianças e, posteriormente, cerca de 4 mil pessoas, segundo a ONU, em decorrência de doenças relacionadas ao acidente.
Fonte Yahoo notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT