A importância do Rio São Francisco para o Nordeste e para o Brasil

Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e é conhecido como o rio de integração nacional, Nilo Brasileiro e Velho Chico. Sua importância ultrapassa o abastecimento de água (principalmente) do Nordeste do Brasil, pois possui um grande valor econômico, social e cultural para o Brasil.

O Rio São Francisco possui 168 afluentes distribuídos entre rios perenes e rios intermitentes.

O Rio São Francisco desloca-se em boa parte do semiárido nordestino, estendendo-se por regiões de clima semiárido, árido e úmido. Tem, aproximadamente, 2.700 quilômetros, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ocupando cerca de 8% do território nacional.

A nascente do Rio São Francisco localiza-se no estado de Minas Gerais.

O Rio São Francisco é de extrema importância para o abastecimento de água das regiões Nordeste e Sudeste, sendo considerado um dos fatores essenciais de desenvolvimento, principalmente, do Nordeste brasileiro. Por localizar-se no semiárido nordestino, o rio é uma das poucas fontes de água da região.

Muitas famílias e pescadores tiram do rio seu sustento. Em suas margens, desenvolvem-se a agricultura e a pecuária. A vegetação local e a disponibilidade de minérios também são fatores relevantes na importância desse curso d'água.

Segundo a Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), as suas margens são consideradas um grande pomar. Diversas frutas são cultivadas na área do rio, onde foram instaladas grandes empesas. São cultivadas frutas, como mamão, manga e melancia, que abastecem o mercado interno e externo.

O Rio São Francisco também é utilizado para a geração de energia. Grandes usinas hidrelétricas, como Xingó e Sobradinho, utilizam a força de suas águas para geração de eletricidade. A energia gerada abastece a região Nordeste e parte do estado de Minas Gerais.

O Rio São Francisco representa um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e, especialmente, da Região Nordeste.

Fonte: SOUSA, Rafaela. "Rio São Francisco"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/brasil/rio-sao-francisco.htm. Acesso em 28 de março de 2021.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE