Bandas Filarmônicas, cultura viva pelo interior

 
Eles vêm chegando aos poucos, a maioria à pé, trazendo nos sapatos a poeira amealhada pelos caminhos do interior do Alto Oeste potiguar. São mais de 25 crianças e adolescentes se enveredando pela zona rural, rumo a mais um ensaio.  

A camiseta bem passada revela o orgulho que eles têm em serem membros da Banda Filarmônica da Associação Comunitária de Nossa Senhora de Fátima, que fica na comunidade de Monte Alegre. O grupo é do município de Paraná, onde vivem cerca de 4 mil pessoas. Distante 421 quilômetros da capital, a cidade conserva uma vida pacata e fazer parte da banda é uma importante forma de manter o contato com a cultura. 

Alguns mal podem carregar seus instrumentos, mas o fazem com prazer, e até são ajudadas pelos colegas mais velhos, como a clarinetista Maria Helena Fernandes Ribeiro. Do alto dos seus 11 anos, a estudante encontra nas artes musicais uma atividade prazerosa e que lhe abre portas para o mundo. “Gosto muito, é diferente de tudo o que a maioria das meninas da minha idade costumam fazer”, confessa. Sob a batuta do maestro Lucio Duarte, eles costumam ensaiar com frequência desde obras da música clássica mundial até grandes composições potiguares, caso da genial “Royal Cinema”, de Tonheca Dantas, bastante tocada pela rádio BBC de Londres durante a Segunda Guerra Mundial.

Investimento na cultura A reunião da Banda Filarmônica da Associação Comunitária de Nossa Senhora de Fátima só é possível devido ao investimento do Governo do RN nesses grupos. Desde julho de 2015, quando assinou Convênios de Cooperação com Prefeituras e Associações de Bandas Filarmônicas, o governador Robinson Faria vem reforçando a tradição centenária da formação de bandas filarmônicas no Estado. Os convênios têm proporcionado a aquisição de instrumentos musicais para a formação de bandas em 41 municípios do Estado, através do Projeto Governo Cidadão.
Para o governador, “não há maior alegria numa cidade do que ouvir uma banda tocando. E ainda tem o importante papel educativo, de tirar crianças da rua e da ociosidade", completa. Em agosto de 2015, a iniciativa do Governo do Estado em fortalecer a educação e a cultura  foi reconhecida pela Ordem dos Músicos do Brasil no Rio Grande do Norte e pelo Conselho Federal da categoria, que entregaram ao governador a medalha e diploma de honra ao mérito. Tocata reuniu mil músicos Em dezembro de 2016, a programação natalina promovida pelo Governo do RN reuniu cerca de mil músicos oriundos de vinte bandas filarmônicas do interior e da capital na apresentação “Tocata para Natal”. 

O evento entrou para a história cultural potiguar como o maior encontro de bandas de música já visto no Rio Grande do Norte, sob coordenação geral do maestro Bembem Dantas e promovido pela Fundação José Augusto em parceria com o Sistema Estadual de Bandas (Sebam). 

Fonte:- See more at: http://www.rn.gov.br/Conteudo.asp?TRAN=ITEM&TARG=150572&ACT=&PAGE=&PARM=&LBL=Reportagens#sthash.8HNH070w.dpuf

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Consumo consciente – 5Rs

meaçado de extinção, tatu gigante é flagrado passeando em avenida em MT

AS 7 MELHORES PRAIAS DO RIO GRANDE DO NORTE