Como dirigir economizando combustível
O combustível parece evaporar instantes após reabastecer o seu carro? Você enche o tanque, pisa fundo no acelerador, liga o ar-condicionado e se assusta quando o marcador já está quase na metade? Se quer que o seu automóvel beba menos, precisa fazer o uso adequado dele, porque, caso contrário, sentirá os reflexos negativos no seu bolso.
O especialista em manutenção automotiva Cesar Ramos enumera alguns erros comuns entre os condutores que podem resultar em maior consumo de combustível. "É preciso evitar aceleradas bruscas em retomadas ou se sabe que vai parar logo em seguida. Também não se deve soltar o carro em ponto morto, o que chamamos de banguela", ressalta ele, que chama a atenção para os veículos com injeção eletrônica: "Eles não consomem combustível em situações de freio motor, como, por exemplo, em descidas sem acelerar e com marcha engatada. Neste caso, o motor não recebe combustível".
Pedro Scopino, diretor do Sindirepa-SP, ressalta a importância de sempre seguir a rotação do motor conforme a recomendação no manual do proprietário: "Na frenagem, a orientação é utilizar o freio motor, que consiste em sempre fazer uma redução de marchas". E a crença de que é melhor abastecer o carro pela manhã? "Acredita-se que a temperatura baixa impede que o combustível evapore mais rapidamente. Embora isso não seja comprovado em termos técnicos, a diferença existe, mas é mínima", diz Scopino.
O intenso fluxo de veículos nas ruas faz com que seja inevitável ficar preso num engarrafamento. O ideal é sempre pegar caminhos alternativos, mas, quando não tiver jeito, o carro deve permanecer ligado. "É uma questão de segurança", pondera Scopino. Para os apressados, que costumam pisar fundo no acelerador e frear bruscamente antes de fazer uma curva ou parar o carro, um aviso: além de correrem o risco de se envolver num acidente, estão contribuindo para aumentar o consumo de combustível.
Abaixo mais dicas dadas por Cesar Ramos e Pedro Scopino
1) Leia o manual do veículo para saber qual é a rotação de torque máximo do motor, troque de marchas nesta rotação. Ajuda a aproveitar melhor a força do motor, tornando-se mais econômico.
2) Use a marcha adequada para o momento, marchas altas em baixa rotação aumentam o consumo.
3) Evite deixar o motor aquecendo por muito tempo pela manhã. Os motores atuais não precisam de aquecimento longo.
4) Ao sair de casa para um destino próximo, como a escola das crianças, por exemplo, e parar o veículo num pequeno espaço de tempo, você impede o motor de atingir a temperatura ideal de funcionamento e mais combustível é consumido.
5) Ligar o ar-condicionado aumenta consideravelmente o consumo de combustível. Evite ligar quando a temperatura estiver mais baixa.
6) Manter os pneus calibrados corretamente, também pode economizar combustível. Procure calibrá-los semanalmente.
Fonte: Postos https://www.vix.com/pt/bdm/de-carona/como-dirigir-economizando-combustivel
Comentários